Nicósia é a única cidade do interior do Chipre. Quase tudo que interessa os turistas está dentro das muralhas da cidade velha. As muralhas, construídas pelos venezianos em preparação para a invasão turca de 1570, continuam sendo a característica dominante da cidade. A fortificação renascentista em forma de roda tornou-se o logotipo distintivo da capital moderna, com seus 11 bastiões pontiagudos e três portões sendo o Portão de Famagusta, Pafos e Keryneia.
A melhor coleção de antiguidades da ilha encontra-se no Museu do Chipre, um edifício neoclássico que abriga artefatos arqueológicos que datam da Idade da Pedra até a era romana. O Palácio do arcebispo, residência oficial e o escritório do arcebispo de Chipre construído durante a década de 1980, o Museu Bizantino e as Galerias de Arte são outras atrações interessantes.
O Centro de Artes Municipal de Nicósia é o principal museu de arte moderna da cidade, universalmente conhecido como o Palia Ilektriki. Em quase todas as partes da cidade, você vislumbrará os minaretes da Mesquita Selimiye ou Aya Sofya, que era anteriormente a Catedral Gótica da Sagrada Sabedoria, construída em 1209 e consagrada em 1326.
Esteja preparado para o calor no verão – Nicósia registra cerca de três ou quatro graus a mais do que a costa, com temperaturas elevando-se a 37 °C em julho.
Bom Saber
Leia as informações básicas e também alguns fatos interessantes sobre Nicósia!