Situada a três horas de Paris por TGV e com um aeroporto internacional, Mérignac a apenas 15 minutos do centro da cidade, Bordeaux está bem posicionada para conexões e a uma curta distância das praias do Atlântico. Um ponto de referência na rota dos peregrinos para Santiago de Compostela na Espanha, a Catedral de São André, a Basílica de São Seurin e a Basílica de São Michel foram declarados Patrimônio Mundial da UNESCO em 1998.
Centro de uma região famosa por seus vinhos e delícias gastronômicas, não é nenhuma surpresa encontrar uma grande quantidade de bons restaurantes, alinhados as margens do Rio Garona, cafés abertos ou “guinguettes“. Pequenos cafés abundam nas praças e nas feiras, os “troquets” na Praça da Vitória ganham vida quando os estudantes universitários assumem o controle.
Os vinhos de Bordeaux são lendários, de Haut Brion a Margaux e outros muitos numerosos para listar. Para os apreciadores, uma visita a Casa do Vinho é imprescindível, enquanto em julho, Bordeaux acolhe um excitante festival de vinhos de quatro dias com mais de 12 hectares de exposições. O Vinorama retrata os momentos-chave da história do comércio de vinho de Bordeaux, enquanto o Museu do Vinho traça a história dos vinhos e a Ecomuseu da Vinha e do Vinho apresenta uma coleção com mais de 500 ferramentas dos séculos XVIII e XIX.
Arquitetonicamente Bordeaux tem muito a oferecer e à medida que se aproxima da cidade pela Ponte de Pierre, construída em 1822, alinham-se os cais deste antigo porto por mais de um quilômetro. Além de muitos belos “hotéis particulares” do século XVIII, entre a riqueza dos imponentes edifícios estão o Grande Teatro, o Museu Aquitano na Praça do Parlamento e o Monumento Girondin com sua fonte impressionante intitulada “Triunfo da República“. Destacam-se também o Palácio Rohan, a Praça de Quinconces e o Centro Comercial os Grandes Homens.
Bom Saber
Leia as informações básicas e também alguns fatos interessantes sobre Bordeaux!